Nos minutos iniciais de Path of Exile, você é um verdadeiro lixedo, completamente perdido, e vestindo apenas trapos rasgados enquanto acorda, enxarcado às margens da costa de Wraeclast. A única maneira de sobreviver é batendo em cadáveres errantes e inchado
s com um tacape de madeira e encontrar o acampamento mais próximo. . A complexidade e dimensão de Path of Exile aumentam a partir daí, transformando você de um sobrevivente de naufrágio em um ser desafiador de deuses e conquistador do multiverso.


Com seu ambiente rico em história e uma intimidante árvore de habilidades passivas fazendo o trabalho pesado, Path of Exile tem se esforçado há mais de nove anos para se manter relevante e se diferenciar de outros ARPGs contemporâneos. Desde 2013 mais e mais tem sido adicionado ao jogo, levando-o a um caminho distinto do gênero como um todo, bem como de jogos como o Diablo 3 em particular, e é abençoado com uma fiel comunidade e identidade única - identidade esta construída com base na experimentação e constante evolução.

Você estará familiarizado com o padrão de se aventurar no deserto para saquear e matar - usando controle ou mouse para se movimentar e usando magias com teclado, completando missões e tornando-se mais poderoso a cada momento se você tiver jogado outros jogos de masmorras. Mas o Path of Exile ainda tem muitas voltas e reviravoltas inesperadas. Você pode recomeçar em um mundo temporário com regras e reviravoltas estranhas, construir um zoológico de monstros ou fazer seu próprio esconderijo.



Path of Exile muda justamente quando você pensa que ja viu tudo que o jogo tem a oferecer, convidando-o a continuar a ascensão. Este não é um RPG que lhe permite desfrutar de ficar parado por longos períodos de tempo, a menos que você esteja craftando algo. Há sempre um novo chefe para derrubar, um novo sistema para entender, ou uma arma que você definitivamente precisa para a construção de um novo personagem.

Pode parecer desgastante, mas em Path of Exile o desenvolvimento de seu personagem - a jornada de um Zé ninguém para o super-herói cósmico - e a árvore de habilidades passivas absurdamente grande que retrata esse progresso continua sendo seu núcleo e um dos pontos fortes principais. É uma complexa teia de habilidades passivas e atributos que aumentam sua força, inteligência, destreza, o dano mágico, a proficiência com certas armas e uma infinidade de outros bônus situacionais ou de escopo geral de seu exilado.

Enquanto existem sete classes para se escolher, tais como o bravo duelista ou uma talentosa bruxa, esta escolha dita apenas onde você começará na árvore de talentos e não onde você vai quando começa a acumular novos pontos de habilidade ou golpes. Uma caçadora pode ser uma força avassaladora com arco e flecha, mas a sua pode se especializar em mover-se rapidamente e usar armadilhas que servirão como gatilhos para causar destruição em area. O seu estilo de jogo irá depender da direção que for se movendo na árvore de talentos enquanto sobe de nível.


Assista versão em vídeo:




O coração de Path of Exile são suas builds exóticas, e mesmo anos após o seu lançamento, teóricos não diminuíram o ritmo. Desde a introdução das classes ascendentes, as builds só se tornaram mais insanas: cada classe tem três opções de subclasse, com exceção da Herdeira, que tem uma classe única que lhe permite usar as habilidades de todas as outras. É preciso completar uma série de provas e masmorras que atribuem pontos de ascensão durante o jogo, a fim de obter esses poderes de alto nível.

Embora mantenham o grau de liberdade que torna a criação de um personagem tão intrigante, estas classes ascendentes servem como pontos de foco em um sistema que de outra forma é praticamente sem classes. Mesmo que as árvores de habilidades ascendentes sejam muito menores do que a árvore de habilidades passivas que você normalmente utiliza, elas, no entanto, oferecem uma ampla gama de opções e especialização, mesmo que dentro de uma única subclasse.



Desde que comecei a jogar, sempre gostei muito de jogar como invocadora, uma das classes ascendentes das bruxas. Minhas caveirinhas e zumbis convocados conseguiam fazer todo o trabalho sujo enquanto eu corria me preocupando apenas em fugir de projéteis e aumentando o poder de ataque dos meus servos. Ser basicamente um espectador dessas lutas é estranho de início. 

Uma das maiores emoções de Path of Exile é brincar com diferentes builds e tentar encontrar uma que se adapte a você. Se a novidade se desgastar eventualmente, você apenas faz um novo personagem ou realoca pontos em sua árvore de habilidades. Há inúmeras formas de construir seu personagem que cabe em quase todos os estilos de jogo, quer você queira a adrenalina de atacar diretamente seus inimigos com um martelo e faze-los explodir ou a satisfação mais esotérica de construir um exército de magos e guerreiros cadavéricos que destroem tudo em seu caminho, como eu faço.

Embora isso aumente a complexidade da já desafiadora árvore de habilidades, há uma tonelada de builds para jogadores novatos. Você pode encontrar algumas opções divididas por cada classe e ascendência feitas por especialistas no jogo nos fóruns oficiais do jogo ou sites como poebuilds enquanto você não se sente confortável para fazer a sua própria.



Devido à grande extensão das classes e subclasses, alguns conselhos ou um caminho sugerido seriam úteis para jogadores iniciantes. Embora outros jogadores façam um excelente trabalho atuando como guias, a maioria das informações é contraditória, e até mesmo alguns guias para iniciantes assumem que o leitor tem uma compreensão firme dos fundamentos de outros jogos do gênero. Isso é ainda mais evidente quando você não domina o inglês pois confesso que não conheço muitos criadores de conteúdo dedicados ao jogo que falem português ainda em atividade.

 

Existem infinitas oportunidades para se modificar uma build com resultados significativos, e nunca parece que uma habilidade potente que pode alterar drasticamente o nível de poder de seu personagem está muito longe. Os slots de joias são importantes porque permitem adicionar joias reais a pontos específicos da árvore, concedendo bônus fortes. Você poderá desbloquear slots e colocar as mãos neles bem cedo.




Enquanto estamos falando de coisas brilhantes e chamativas, as gemas de habilidade no Path of Exile têm um dos designs mais provocantes do jogo. As classes no Path of Exile não possuem estilos de jogo definidos, portanto, nenhuma delas possui habilidades predeterminadas. É perfeitamente possível que sua bruxa use machados por um tempo uma vez que suas habilidades ativas, caso você tenha atendido aos requisitos de pontos, vêm de gemas de habilidade. Uma gema de talento ou habilidade deve ser inserida em um encaixe de item de mesma cor para ser usada. Coisas de nível superior podem ter seis soquetes, o que as torna extremamente raras; alguns itens não terão encaixe algum.

 

As gemas de habilidade assemelham-se à criação de feitiços. Quando você insere várias gemas em um soquete que possui soquetes conectados, seus efeitos serão sincronizados. Por exemplo, um templário pode fazer totens mágicos fundindo um feitiço com a gema Spell Totem Support. Agora eu faço um totem que lança bolas de fogo para mim ao invés de fazer isso sozinho para que eu possa me concentrar em evitar ser empalado por um demônio. Mais conexões abrem mais opções, permitindo que você construa uma sinergia cada vez mais complexa em seus novos feitiços de todas as descrições. Isso dá ao jogo uma qualidade tátil agradável, como se você mesmo estivesse fazendo feitiços à mão.

 

Os efeitos visuais de feitiço oferecem um show à parte, inundando a tela com magia e devastação, e eventualmente você mesma será um avatar de destruição em pessoa. Em essência, Path of Exile é um laboratório onde você cria heróis perigosamente fortes e depois os solta contra hordas infelizes de demônios. No entanto, eles frequentemente oferecem um nível de desafio decente se você não ficar atento.



A aventura composta por 10 atos (inicialmente tinha apenas 3) é uma jornada gótica na qual você mergulhará na história mundial de Wreaclast como um arqueólogo blindado. Se você não se desencorajar com a curva de aprendizado, antes que você perceba, estará enfrentando demônios, deuses e diversas entidades lutando por controle de um multiverso de mundos de sonhos.

 

Um dos elementos mais evidentes do Path of Exile é a necessidade constante por novos equipamentos. Ao construir seu personagem, há um número esmagador de atributos e poderes de itens a serem levados em consideração. Seu inventário nunca ficará sem alternativas, embora muitas vezes não sejam grandes coisas. Com o RNG dificultando ainda mais a obtenção de bons equipamentos, você irá acumular muito lixo.

 

Mas existem métodos em torno disso também. Você pode adicionar e alterar objetos, trocar cartas colecionáveis ​​por equipamentos especiais, experimentar criar seus próprios itens e outras coisas que lhe dão um pouco mais de controle. Depois, há o sistema de comércio, que é toda uma economia centrada em pechincha e troca de itens diferentes em vez de usar uma única moeda (Path of Exile não tem dinheiro padrão, como ouro). Os jogadores anteriormente tinham que fazer negócios diretamente uns com os outros ou através do centro de negociação estabelecido pela Grinding Gear. Supostamente, fica mais fácil entrar em contato com os comerciantes, o que você também pode fazer pelo trade hub, listando as coisas e indicando se estão indisponíveis ou AFK.



Você começará a ter acesso ao Atlas of Worlds à medida que os últimos atos do Path of Exile se aproximam. Encontrar mapas mágicos permite que você visite mundos de sonho, que são efetivamente masmorras geradas aleatoriamente, e se envolva em combate em todo o multiverso da paisagem dos sonhos, ganhando bens cada vez mais potentes e fortalecendo-o para que você possa abrir caminho através de mapas de níveis mais altos.

A distinção entre os atos e o fim do jogo que existia anteriormente é eliminada. Parece um longo décimo primeiro ato por causa de um senso de coerência que não existia antes. Há uma batalha inteira entre duas facções para se envolver, cheia de criaturas e itens únicos, então não parece que você está na sala de espera inquieto enquanto Grinding Gear trabalha na próxima atualização. E ainda há muitas razões para repetir as partes restantes do jogo.

O sistema de Ligas é o estratagema de maior sucesso do Path of Exile para persuadir os jogadores a reiniciarem toda a sua aventura. Existem Ligas temporárias únicas que alteram drasticamente o jogo, muitas vezes ao ponto de reinvenção, além das versões Standard e Hardcore - o jogo original sem e com morte permanente, respectivamente.

Um dos meus favoritos, a Bestiary League, deu a você algumas coisas com um toque de Pokémon e Monster Hunter, permitindo que os usuários capturassem monstros na natureza. Essas criaturas sequestradas são mantidas em um zoológico conveniente, onde você pode se teletransportar usando o NPC não identificado responsável pelo local. Você pode ir lá para ver seus novos amigos mais próximos ou pode matá-los em um assassinato ritualístico por tesouro. Você precisa de sapatos novos ou uma modificação para o seu frasco de cura? Leve alguns animais para fora!

Nem um único recurso ou expansão requer pagamento, e o único item não puramente decorativo na loja do jogo apenas aumenta o tamanho do seu tesouro já considerável. Não há muitos jogos que ofereçam tanto se você não quiser pagar nada.



Pode ser confuso retornar ao Path of Exile mesmo depois de apenas um ano longe mas nove anos após seu lançamento, ainda é um jogo de sucesso sobre invadir masmorras, lançar feitiços e ataques devastadores a grandes exércitos de monstros e acumular tesouros. O jogo conta com uma comunidade fiel e apaixonada que mesmo sem ter um componente dedicado de PvP e anos após seu lançamento inicial continua voltando a cada nova temporada mostra como a Grinding Gear dá aula de se fazer e manter um jogo RPG de ação.